#Edição 17: Qual a importância em conhecer o Perfil do Estudante de uma IES?
Compreender o perfil dos seus estudantes é fundamental para a definição do posicionamento estratégico da instituição. Você, como um gestor acadêmico, conhece o perfil dos alunos da sua IES?
No Brasil, atualmente, o número de ingressantes em cursos de graduação do ensino superior privado aumentou em 35% no primeiro semestre do ano de 2022 (ABMES, 2022).
Portanto, cada gestor precisa entender o processo heterogêneo e homogêneo da IES para compreender a predominância do perfil dos estudantes.
Sabendo disso, para diagnosticar o público alvo de captação da sua instituição, é necessário avaliar alguns elementos que estão inseridos dentro da análise mercadológica, que são eles:
-
O local de residência;
-
A renda (familiar ou própria);
-
A escola de origem;
-
A necessidade de trabalhar;
-
Os “grupos sociais”.
Ao avaliar todos os aspectos considerados acima, o gestor universitário tem a análise do perfil de alunos como o seu aliado, utilizando-o a seu favor, tendo em vista que a tendência é que ao longo do tempo, as IES deixem de prestar um serviço generalizado que abrange todos os estudantes e afunilam os seus serviços dentro dos seus nichos e segmentos de mercado para um público personalizado.
É importante salientar que o posicionamento estratégico da Instituição de Ensino Superior precisa estar atrelado com a cultura e com aquilo que a instituição pretende oferecer para o público predominante. Logo, um gestor acadêmico tem o papel fundamental de pesquisar a fundo sobre as demandas recorrentes e ter a oportunidade de oferecer projetos a esses alunos em específico.
Não é novidade para ninguém o quanto as instituições de ensino precisam se reinventar constantemente para se destacarem no mercado educacional por conta do alto nível de competitividade entre as 2.457 instituições de ensino existentes no Brasil (Censo INEP, 2020)
Pensando nisso, para agregar valor institucional, é possível que uma IES crie um ecossistema educacional com um conjunto de práticas voltadas para a atuação do mercado, com o objetivo de agregar valor ao serviço oferecido para os estudantes e aumentar a sua visibilidade e credibilidade no mercado.
Sendo assim, é indispensável que um gestor acadêmico não esteja preparado para as tendências de mercado e ao cenário competitivo. Desta forma, para obter as melhores técnicas e ferramentas atuais do setor educacional, conheça o curso modular sobre Mercado Educacional e Competitividade da Faculdade Multiversa!
Através deste curso, você terá a oportunidade de networking com professores de referência do mercado educacional, além de poder se inscrever em outros cursos modulares de MBA em Gestão Universitária.
O primeiro módulo começará em breve e você não pode ficar de fora, acesse o link e saiba mais sobre o nosso curso!

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.