Modelo Educacional Multiversa
Você é o protagonista da sua evolução
Baseado nos princípios da aprendizagem evolutiva, a Educação Evolutiva tem como foco o desenvolvimento de competências a partir da aplicabilidade de conhecimentos e habilidades no fazer real, relevante e significativo, contextualizado com as necessidades do aprendente e da sociedade, onde o aprendente é o protagonista do seu processo de aprendizagem.
A Educação integral ou Educação Evolutiva envolve todas as dimensões e componentes que contribuem para o desenvolvimento das pessoas, direcionando o desenvolvimento destas competências de forma que o aprendente esteja preparado para identificar e realizar o seu propósito de vida.
Características do Modelo Educacional Multiversa:
Veja as principais diferenças entre os modelos educacionais:
Educação Tradicional
Focado em transmissão de conteúdos
Predomínio de aulas expositivas
Ensina o que pensar
Praticamente sem aplicabilidade direta do conteúdo estudado
Disciplinar (divisão curricular por disciplinas)
Predomínio da teoria sobre a prática
Aprender primeiro para depois fazer
Baixa relação com o setor produtivo
Baixo envolvimento com a comunidade
Baixa criação de networking profissional
Formação baseada em teoria, simulações e demonstrações
Formação profissional eminentemente técnica
Conteúdo descontextualizado das demandas profissionais reais (pouco relevante)
Modelo hierárquico na relação professor/aluno
Modelo just-in-case, onde existe uma sequência disciplinar repleta de pré-requisitos
Modelo dicotômico – ou é presencial ou é EAD
Foco na competitividade
Currículo Fechado (poucas opções)
Se ocupa em encontrar as respostas certas
Atividades práticas simuladas, geralmente demonstrativas e de repetição
Aprendizagem Informacional
Educação Evolutiva
Focado no desenvolvimento de competências
Predomínio de Aprendizagem Ativa
Ensina como pensar
Aplicabilidade direta do conteúdo estudado a partir da realização de projetos autênticos e práticos.
Inter e transdisciplinar (divisão curricular baseada em projetos)
Concomitância da teoria com a prática (teática)
Fazer para aprender (aprender fazendo)
Forte proximidade com o setor produtivo
Alto envolvimento com a comunidade
Alta criação de networking profissional
Formação baseada em demandas reais práticas, vivências e experiências profissionais autênticas.
Formação profissional integral (inclui a formação pessoal)
Conteúdo totalmente alinhado com as demandas profissionais reais (altamente relevante).
Modelo horizontalizado com base em processos colaborativos entre professores, estudantes, mentores e monitores.
Modelo just-in-time, onde o pré-requisito vem a tempo presente, eliminando o sequenciamento.
Modelo Híbrido de Aprendizagem
Foco na colaboração e cooperação
Currículo Aberto (altamente flexível)
Se ocupa em encontrar as perguntas certas
Atividades práticas com base no princípio da “Prática Deliberada”
Aprendizagem Evolutiva