#8 Edição: A importância da perenidade nas IES
De que adianta uma estratégia de captação de alunos, se não existir a gestão de permanência?
Durante a pandemia, as instituições de ensino enfrentaram sérios desafios para atuar na captação de novos alunos, mas o que mais exigiu esforços foram as medidas visando mantê-los na instituição. Em 2020, cerca de 608 mil estudantes trancaram ou desistiram das suas matrículas (SEMESP, 2020).
Algo que todo gestor universitário experiente já sabe, é que o mercado educacional exige planejamento e estratégias para além do curto prazo. É preciso agir rápido e no aqui-agora, mas com o olhar no médio e longo prazo.
O ciclo de permanência do aluno-cliente dentro da IES é um dos pontos chave para viabilizar todas as operações. Ao ingressar num curso de graduação, por exemplo, o aluno gera para a IES a expectativa e a necessidade de viabilizar espaços adequados, recursos operacionais, professores, colaboradores e diversos serviços agregados para os próximos 4 ou 5 anos. Há, portanto, para ambos os lados do contrato educacional, a compreensão de que uma relação de médio e longo prazo está surgindo. Por esta razão, de nada adianta pensar em estratégias para manter a instituição se não houver alunos para fazerem parte do processo no seu futuro próximo.
Mas como é possível saber se uma instituição está se mantendo perene?
Uma instituição classificada como perene é aquela na qual a quantidade de egressos é superior a quantidade de alunos matriculados. Após a instituição se tornar perene, o sucesso da captação de alunos passa a depender principalmente da recomendação dos egressos e não somente de ações promocionais. Em termos práticos, a perenidade está associada à construção da marca da instituição, que refletirá como os alunos que entraram em contato com ela foram capazes de percebê-la e, principalmente, de repercuti-la para amigos e para o restante do mercado.
A perenidade de uma IES exige, ao menos, três elementos cruciais:
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A capacidade de captação de alunos;
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A capacidade de retenção os alunos,
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A capacidade de indicação pelos egressos.
A capacidade de promover a captação de alunos decorre da implantação de estratégias com ações promocionais, do relacionamento com escuta ativa sobre as demandas e necessidades dos alunos, e dos cuidados operacionais que garantam que os valores institucionais e ofertas sejam cumpridos com excelência. Em outras palavras, a IES precisa entregar o que promete. E além disto, deve inovar e superar o modelo baseado apenas em negociações de valores de mensalidades, por meio de campanhas, descontos e promoções, que a médio e longo prazo podem ter o efeito inverso e denegrir a valoração da marca.
O tema da perenidade nas instituições de ensino foi detalhado em um vídeo da série Inovações Educacionais. Aproveite para entender mais sobre este assunto e conhecer as demais aulas da série sobre temas de interesse para o gestor acadêmico. Clique no link e obtenha o acesso gratuito https://conteudo.multiversa.com/conteudoeducacao

Os processos de mudança e inovação no sistema educacional são ímpares deste setor da economia. A síntese é que se deve estar atento para elas e buscar focar no médio e longo prazo, principalmente no que diz respeito à captação e retenção de alunos.
Aqui vale a máxima: alunos satisfeitos trazem mais alunos. E para oferecer a melhor entrega possível para seus alunos, é preciso saber utilizar as mais modernas ferramentas da Gestão Universitária!
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Referência:Instituto SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior de São Paulo. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 10° edição, 2020.

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.