#6 Edição: Currículo Baseado em Projetos
O que de fato caracteriza o modelo híbrido de educação, e como diferenciá-lo dos formatos básicos que apenas adicionam percentuais de atividades em EAD?
Currículo baseado em projetos é uma forma que as Instituições podem utilizar para organizar a divisão curricular. A matriz curricular, que geralmente é dividida em disciplinas, agora se torna dividida em projetos interdisciplinares. Pode parecer simples, mas os ganhos são exponencialmente maiores.
No modelo curricular baseado em projeto, a Instituição categoriza os temas das disciplinas e reagrupa em função de alguma aplicabilidade que pode ser dada a elas em formato de projetos.
A Instituição pode também dividir a matriz curricular baseada em competências, que no fim vai ser executada através da execução de projetos. Essa é uma das melhores formas de se desenvolver competências.
Qual é a vantagem de se desenhar uma matriz curricular por projetos disciplinares e não baseada em competências?
A primeira é que é possível executar a integração vertical de currículos, onde integra-se os alunos de diversos períodos diferentes no mesmo projeto, tendo um ganho de ensalamento, maior aproveitamento dos alunos e consequentemente uma economia de custos.
A segunda vantagem é que é possível atender de forma bem expressiva a regra do regulatório do plano nacional de educação (PNE) que exige 10% de projetos de extensão.
Essa regra fez com que o mercado começasse a falar da curricularização, porém, a extensão de uma matriz de projetos é a melhor forma de colocar a extensão para dentro sem ter custo adicional. Na verdade, quando a IES cria uma matriz de projeto, une o ensino a extensão universitária e a iniciação científica, num só processo dentro de sala de aula, reduzindo significativamente seus custos com toda essa logística de extensão e iniciação científica.
A Instituição coloca isso dentro da estrutura de ensino atendendo ao regulatório de forma excelente, melhorando a sua estrutura de custos porque integra as 3 variáveis dentro da sala de aula, melhorando muito a qualidade do ensino oferecido, além de tornar possível ao aluno se tornar o protagonista de seu aprendizado, vendo o professor como orientador e não mais o pilar central de seus estudos.
Isso motiva o aluno a trabalhar com os conteúdos, porque sendo utilizados em projetos, proporciona uma aplicabilidade imediata nos projetos dentro do mundo real da profissão, aumentando muito o engajamento desse aluno e proporcionando uma boa queda na evasão dos alunos na instituição.
Os ganhos em aprendizagem e economia que a instituição tem quando aplica esse modelo de currículos é algo que faz valer a pena rever a estrutura da matriz curricular para se trabalhar com projetos interdisciplinares.
Além desses ganhos, temos que levar em conta ainda todo o processo de contextualização do currículo, as tendências da profissão, as atualizações profissionais e as necessidades do mercado de trabalho.
Nós temos que levar ao currículo integrado essas necessidades de mercado, para levar os alunos a refletir sobre todos os elementos que permeiam sua profissão de forma crítica, para ser um profissional que não apenas repita o status quo da sua profissão, mas que inove, que critique, que revolucione sua profissão.
Pense nessas vantagens do currículo baseado em projetos e se você quiser conhecer mais sobre isso aprofundar esses estudos dê uma olhada na programação do nosso MBA em gestão universitária e venha fazer parte do nosso time de educadores e gestores, com a missão de transformar o País pela educação.

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.