#28 Edição: A autonomia do aprendizado na transformação inovadora de educação
Muito se fala sobre a transformação e a inovação educacional, mas o que realmente isso significa?
Desde os primórdios, a educação está associada ao contexto atual, isto é, ela busca manifestar e atender aos valores e necessidades da sociedade em que está inserida. Por esta razão, desde a Revolução Industrial e a inserção da técnica como ancoragem central das dimensões econômicas e profissionais, e educação se tornou igualmente tecnicista. Em termos práticos, a modalidade de ensinar voltou-se a propor exercícios de decorar tabuadas e conteúdos bastante especializados, pois os recursos e atualizações estavam atrelados com o modelo social.
Mas o mundo mudou, e por isto precisamos perguntar: será que ainda faz sentido aprender desta forma e manter uma educação “decoreba”?
A sociedade atual exige que os indivíduos tenham uma abordagem de inovação para lidar com as transições que ocorrem diariamente. Na perspectiva evolucionista biológica, Charles Darwin observou que os organismos melhor adaptados ao ambiente possuem mais chance de sobrevivência. Esta lógica tem utilidade reconhecida para o ambiente do trabalho e dos negócios. O profissional capaz de se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho e do mundo, consegue sustentar sua posição, salário e promover uma carreira mais duradoura.
Em um mundo onde as pessoas possuem rápido e imenso acesso às informações e se vêm em constantes mudanças, o processo de aprendizagem também precisa de transformação e inovação educacional para a promoção de uma maior qualidade de ensino.
Os paradigmas da educação dos últimos anos baseiam-se principalmente na ideia de que é preciso modificar a forma que se ensina para se ir além, isto é, para oferecer o que há de mais tecnológico e avançado para o estudante.
É deste modo que a transformação inovadora da educação se torna o ponto-chave para o estudante, pois permite que através de problemas reais, o ele desenvolva habilidades cognitivas e socioemocionais para solucionar problemas atuais que não foram ensinados no passado. A rigor, o maior desafio da educação inovadora é ser capaz de preparar o aluno para solucionar problemas que se quer surgiram ainda. E mais! Alcançar esta solução com ferramentas que também ainda não foram inventadas.
O mundo dinâmico em que vivemos exige um profissional capaz de trabalhar com questões complexas, empregando raciocínio crítico, com visão de conjunto e alta potencialidade de especialização nas entregas, com trabalho em equipe e um senso forte de propósito naquilo que é feito.
Se você busca uma educação preparada para o futuro, fique atento a metodologia de ensino, aos recursos utilizados e ao modelo de conexão de suas atividades de aprendizagem com a realidade do mundo a sua volta. Venha conhecer como nós, da Faculdade Multiversa, nos preparamos para te ajudar na transformação do mundo e da vida de pessoas por meio da educação. Venha fazer parte desta inovação!
Mais do que uma carreira, torne-se um profissional multi!
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José Djalma Cajado da Fonseca
Diretor Executivo da Faculdade Multiversa