#27 Edição: A Preceptoria amplia as oportunidades de aprendizagem na graduação
Que tal contar com a ajuda de um profissional experiente para superar suas dificuldades e ampliar suas oportunidades durante seu curso de graduação?
A mudança é um acontecimento natural na vida dos seres humanos, exigindo que cada indivíduo se adapte constantemente para novas realidades.
Podemos considerar que mudar nem sempre é algo fácil e que para cada indivíduo o processo de mudança pode gerar consequências diferentes. Por exemplo, a saído do ensino médio para iniciar uma graduação, é uma mudança relevante para a vida de milhares de estudantes.
Implementar mecanismos de apoio aos estudantes para enfrentarem estes desafios vai muito além de disponibilizar materiais audiovisuais e ferramentas de suporte. A experiência de educadores vem demonstrando que a participação do profissional preparado especificamente para auxiliar os alunos é algo indispensável. Algumas instituições utilizam núcleos de apoio ao estudante (NAEs), núcleos de apoio psicológico (NAPIs), departamento de students' success, ouvidorias, entre outros.
Apesar da relevância das iniciativas convencionais de suporte aos alunos, a atividade de orientação e suporte que vai além dos aspectos técnicos, pedagógicos e burocráticos, exige um sistema mais avançado e disposto a ir fundo na compreensão dos problemas de vida, socioemocionais, de carreira, entre outros, para apresentar soluções efetivas. Na Faculdade Multiversa, chamamos isto de preceptoria, e aos responsáveis por ela de preceptores.
Uma busca geral sobre o termo preceptoria tende a revelar uma acepção predominante que é relativa a materiais e atividades voltados para residências em hospitais. Ou seja, preceptoria não é algo naturalmente conectado ao percurso de suporte de um aluno durante toda a sua graduação.
Para que a preceptoria faça a diferença na trajetória do aluno, é necessário que ela seja capaz de atender diversos setores e demandas. Ou seja, os profissionais responsáveis pela preceptoria que terão como missão realizar o acompanhamento individual de cada estudante, precisam ser qualificados especialmente para isto. Porque o preceptor deve analisar o desenvolvimento integral de cada aluno, incluindo os elementos cognitivos e socioemocionais da sua formação.
Um dos maiores objetivos esperados de um processo de aprendizagem significativo, é o de empoderar o aluno com autonomia. Isto é, que o aluno aprenda a aprender, sendo capaz de seguir se qualificando em toda a sua carreira profissional. Num processo de aprendizagem em que o aluno é, de fato, o protagonista, cabe ao preceptor o papel de apoio ou auxílio, para remover as barreiras e ampliar os atributos favoráveis. O preceptor pode atuar, assim, de modo a acolher, orientar e encaminhar aspectos da trajetória de cada aluno de modo complementar ao papel exercido pelos docentes do curso.
Dentre as várias maneiras pelas quais o preceptor pode atuar, algumas se destacam:
Apoiando no desenvolvimento de habilidades cognitivas do preceptorando;
Auxiliando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais do preceptorando;
Colaborando para o bem-estar do preceptorando, para ajudá-lo a manter sua saúde mental e física; e
Atuando como elemento motivacional, para engajar o estudante em seu plano de estudos.
Como é possível perceber, a preceptoria é uma atividade dinâmica, construída a partir dos elementos reais da interação entre o preceptor e o preceptorando. Ela não se baseia em uma fórmula única ou fechada.
Se você tem interesse em desenvolver sua formação acadêmica e profissional com o apoio de um preceptor, ou se tem a curiosidade de saber mais sobre como a preceptoria poderia auxiliar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, venha conhecer a experiência da Faculdade Multiversa.
A mudança e o amadurecimento são inevitáveis à vida do homem. Assim, "crescer" é extremamente necessário! - William Timóteo

Meire P. Vieira Pinto
Psicóloga e Coordenadora da Pós-Graduação em Práticas Terapêuticas em Perdas e Lutos.