#26 Edição: Seria você um empreendedor?
Em um ecossistema de inovação como nosso Hub-E21, muito falamos sobre conceitos e práticas que permeiam o empreendedorismo, afinal, faz parte da nossa missão ajudar seu negócio a crescer. A troca de conhecimento e insights com outros empreendedores é uma excelente experiência para todo “marinheiro de primeira viagem”.
Como uma casa começa a ser construída pela base e não pelo teto, consideramos importante dedicar um espaço aqui no Blog para definir o conceito de empreendedorismo.
Mas afinal de contas, o que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é ação! É encontrar um problema e trabalhar em uma solução para ele, inovar em um produto/serviço já existente de forma a facilitar o processo do cliente/usuário. Empreender é por uma ideia em prática.
Criar uma nova solução para um problema, melhorar algum ponto de execução existente e também buscar pioneirismo em novos mercados, são bons exemplos do conceito por trás do significado de empreendedorismo.
Se você tem uma ideia com potencial de gerar impacto e mudança na vida das pessoas, dedica tempo, suor e lágrimas nessa ideia, para criar e oferecer algo, então parabéns! Você começou a empreender.
Empreender é executar! Resolver problemas, partir para ação, sair da zona de conforto e buscar formas de solucionar problemas de sua comunidade, mesmo que isso signifique percorre por novos caminhos, adotar medidas disruptivas e também lidar com constantes “você não vai conseguir, o mercado não quer isso, as pessoas não querem isso” das pessoas próximas a você. Parte do processo de vender uma ideia, produto ou serviço é quebrar objeções! Então essas situações podem servir como aquecimento para quando precisar convencer futuros investidores e parceiros.
Brasil, um país empreendedor
Esses dados podem chocar aquelas pessoas mais pessimistas com relação ao nosso país, mas prometemos que é para o lado bom! Uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) constatou que o Brasil é um país de empreendedores!
No ano de 2019 cerca de 53,4 milhões de brasileiros com idades entre 18 e 64 anos se dedicaram a algum tipo de empreendimento. Esse número vem crescendo nos anos posteriores.
Diante disso, fica aqui nossa pergunta: o que falta para você fazer parte dos brasileiros dedicados ao empreendedorismo?
Caso já empreenda, ou tenha vontade de começar, eis aqui alguns insights que podem ajudar na sua jornada empreendedora:
10 Insights sobre empreendedorismo para adicionar ao seu Mindset:
-
Entenda, realmente, as necessidades da sua audiência e ofereça produtos ou serviços que solucionem algum problema, demanda ou desejo. Ninguém compra remédio para dor de cabeça se não estiver com dor de cabeça. Ninguém vai comprar o seu produto se não estiver precisando dele.
-
Ter conhecimento aprofundado é excelente, mas o sucesso do seu empreendimento é alcançado pela soma do seu conhecimento com AÇÃO. Faça, depois faça direito e então faça melhor. Não perca tempo com perfeccionismo desnecessário, seu público quer solução e não ornamentos.
-
Empreender é sobre agregar valor na vida das pessoas, então tudo que um empreendedor deve fazer é para as pessoas. Pense nisso!
-
Ninguém alcança grandes feitos sozinho. Empreender não é diferente, ter a ajuda certa, no momento certo pode ser o ingrediente principal para o sucesso da sua empresa.
-
Não se apaixone cegamento por seu empreendimento, às vezes, para que uma ideia se desenvolva, é preciso abrir mão de outras, sem apego ou paixões.
-
Ainda que sua ideia seja magnífica, não busque formatá-la para todo o público amplo, escolha um foco para que possa atender melhor seu cliente.
-
A concorrência é uma realidade, crie um produto ou serviço que ofereça um benefício diferenciado aos olhos do cliente.
-
Seja flexível e criativo para que possa criar condições do seu negócio prosperar. A prosperidade é efeito de um conjunto de fatores que normalmente não conhecemos totalmente, o importante é navegar pelo caminho certo, ajustando às condições das marés.
-
Seja determinado, se os fatos apontam um caminho, não desista ainda que seja tortuoso.
-
Um empreendimento bem-sucedido é composto em maior grau de erros e superações do que planejamentos inequívocos.
Dica de Ouro
A melhor maneira de absorver esses e quaisquer outros insights que você for ler sobre empreendedorismo é entrando no jogo, saindo da zona de conforto, testando, validando e lapidando sua ideia no mercado!
Claro que estamos aqui para te ajudar com isso! Se você tem uma ideia ou projeto e precisa de um norte para levá-lo ao mercado de forma eficaz, clique nesse link e para agendar uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas!

Camila Giacomeli
Consultora de Negócios e Mentora do Hub E21.