#25 Edição: Ecossistema Educacional de Inovação
O desenvolvimento profissional e a construção de uma carreira passam por diversas etapas, significando que a formação acadêmica tem um papel fundamental. Por isto mesmo, se ela for distante da realidade do mercado, aumentam as chances de ocorrem consequências negativas a longo prazo para o aluno/futuro profissional.
Você já parou para pensar como os cursos convencionais parecem oferecer conteúdos e experiências que não fazem sentido para o que o mercado de trabalho está exigindo?
A conexão entre aprendizado e prática é algo conhecido e divulgado por especialistas há muito tempo, mas a capacidade de realizar isto em alto nível continua sendo sempre um desafio para as instituições de ensino. Levando isto em consideração, é importante salientar que inovar no setor educacional é uma demanda frequente que os gestores e docentes precisam enfrentar.
Na educação, o processo de inovação significa utilizar ações pedagógicas que promovam melhorias de ensino-aprendizagem, tendo em mente os diversos contextos, necessidades e preferências dos educandos (NUNES et. al, 2015). Mas para que isto seja possível, é necessário que todos os autores desta mudança estejam envolvidos na elaboração de práticas ativas para o desenvolvimento de um ecossistema inovador educacional.
Os autores Etzkowitz e Leydesdorff (2000 apud Teixeira et. al 2016, p. 16) trazem a reflexão de que um ecossistema de inovação é caracterizado como uma rede de interações entre o talento e o conhecimento por meio de sistemas de valor sustentado. A chave, segundo estes autores, está em viabilizar e sustentar a circulação de conhecimento entre os diversos atores envolvidos naquilo que foi denominado de modelo da Hélice Triplice, ou seja, das empresas, governo e instituições de ensino e pesquisa.
Como exemplo de inovação em alto nível no setor educacional a Faculdade Multiversa desenvolve uma abordagem inovadora e de alto impacto por oferecer ao acadêmico um ecossistema inovador educacional conectando suas atividades de aprendizagem em sala de aula com vivências no mercado de trabalho, através dos seguintes objetivos:
-
Criação de networking;
-
Aprendizagem significativa do mercado e prática de trabalho;
-
Conhecimentos voltados à soluções de problemas reais,
-
Portfólio de experiências que irão compor o currículo profissional.
Um ecossistema inovador educacional significa permitir que a instituição deixe o modelo convencional para proporcionar uma visão empreendedora com base em uma experimentação efetiva e significativa da realidade do mercado de trabalho.
Vale a pena você conhecer mais sobre a metodologia adotada pela Faculdade Multiversa, de modo a compreender como seu futuro profissional, sua escolha de carreira e a trajetória de formação no ensino superior estão interligadas e devem ser trabalhadas em conjunto. Acesse o blogpost Multiversa para o Mundo e venha inovar conosco, oferecendo uma formação de um profissional múltiplo!
Referências:
NUNES, C. S.; et. al. Critérios e Indicadores de Inovação na Educação. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. 1 ed.Florianópolis: Bookess, 2015, v. 1, p. 49-60.
TEIXEIRA, C. S. et. al. Ecossistema de Inovação na Educação. Educação fora da caixa. .Florianópolis: Bookess, 2016, v. 2, p. 16.

Cícero Borges
Coordenador do Hub E21