#23 Edição: Networking - A alma do Negócio
A pedra angular de qualquer negócio, seja ele B2B ou B2C, são as pessoas! Independente de qual seja seu empreendimento, o que vai fazê-lo alcançar patamares maiores é a sua capacidade de se conectar com pessoas e criar fortes relações com elas, o famoso Networking.
Vem com a gente que vamos falar sobre essa importante parte de empreender, além de insights para te fazer terminar de ler esse artigo e ir buscar ampliar seu networking.
Mas afinal, o que é Networking?
A palavra networking vem do inglês e é uma derivação de network. Traduzindo para o nosso idioma, temos literalmente a palavra “rede de contatos”.
Indo direto para o mundo do empreendedorismo (que é o que nos importa) networking significa cultivar contatos. Fazer conexão com pessoas, visando a criação de vínculos ganha-ganha, ajudando e sendo ajudado, aprendendo e ensinando, enfim, agregando valor com o próximo.
O conceito da Mente Mestra
Uma excelente forma de ampliar sua visão de networking e talvez até ter bons insights para seu negócio, é a leitura do livro “Quem pensa enriquece” escrito por Napoleon Hill.
Hill dedicou boa parte da sua vida estudando o sucesso, o que leva pessoas ao sucesso e entrevistando várias personalidades consideradas bem sucedidas em sua época. Uma de suas descobertas foi que todas as pessoas bem sucedidas com quem conversou tinham uma “mente mestra”, que podemos chamar também de Networking.
Segundo o autor, um conjunto de pessoas reunidas com um objetivo em comum, trabalhando em sintonia, podem chegar a soluções diferenciadas, criar e promover soluções muito melhores do que seria possível se estivessem separadas.
Isso meus amigos, é um termo chique para o que estamos falando aqui. O que Napoleon Hill descobriu lá atrás, estudando Henry Ford, Andrew Carnegie, Asa Griggs Candler e companhia é o verdadeiro poder de uma boa rede de Networking.
Como criar sua rede de Networking?
Antes de sair por aí pensando em pessoas chave para te ajudar a alavancar seu negócio, é muito importante que defina um ponto extremamente importante:
O que você tem para oferecer?
Na vida e nos negócios, é preciso plantar antes de colher. Antes de pensar em como o outro pode agregar valor no seu negócio, foque em como você pode agregar valor no negócio do outro. Não é legal ir com muita sede ao pote, sempre tenha algo a oferecer antes de pedir.
Dito isso, vamos a alguns insights para você construir sua forte rede de networking:
Mantenha-se visível - Participe de eventos, converse com pessoas, busque conhecer colegas empreendedores.
Invista em seu Branding Pessoal - Pode parecer óbvio, mas lembre-se sempre de transparecer profissionalismo e seriedade em reuniões de negócios e ao conhecer possíveis parceiros de trabalho.
Presença nas Redes Sociais - Seja visível nas redes sociais! Não precisa publicar fotos de toda sua rotina, mas fale sobre seu empreendimento e se posicione como alguém que empreende.
Participe de alguma atividade do Hub-E21 - Nós nascemos para servir como ponto de contato da comunidade empreendedora e como tal, podemos ter em nossa rede a pessoa perfeita para agregar com você, talvez você seja a pessoa perfeita para agregar valor ao outro, clique aqui e nos conte mais sobre seu empreendimento! Sempre temos espaço para novos empreendedores!

Camila Giacomeli
Consultora de Negócios e Mentora do Hub E21.