#19 Edição: Definição dos Cursos Ofertados por uma IES
É sempre um grande desafio entender o mercado em que uma instituição está inserida e quais são os produtos e serviços adequados para ofertar em uma IES.
Um gestor universitário precisa ter a habilidade de realizar uma análise de portfólio para garantir um bom posicionamento da instituição aos cursos que serão oferecidos para o seu público alvo.
Realizar uma pesquisa de mercado e entender qual caminho seguir, sempre vem acompanhado de alguns questionamentos, como: “Quais cursos ofertar?”, “Qual a segmentação?”, “Quais áreas seguir?”.
Pensando nisso, ter os elementos de uma análise de portfólio como o seu aliado, pode ser um grande diferencial para a sua instituição de ensino superior.
Você, como um gestor, conhece os componentes necessários de uma análise de portfólio?
Existem seis fatores que precisam ser avaliados para que uma IES efetive uma tomada de decisão sobre os seus produtos e serviços:
1. Quantidade de cursos existentes na região de abrangência;
Ao avaliar a possibilidade de abrir um novo curso, é necessário pesquisar a quantidade de cursos que já existem na mesma região de abrangência e entender quantos alunos entram por ano para identificar se vale a pena investir e se existe a demanda deste curso na área de abrangência.
Vamos pensar em um exemplo: Um determinado curso é ofertado por 8 instituições próximas a sua. Em um ano, entram 400 alunos para este curso. Dividindo esse valor, são 50 alunos para cada instituição. Para a realidade da sua IES, essa quantidade de alunos seria suficiente?
2. Percentual de alunos em cada área e em cada curso na região de abrangência:
Além de avaliar o número de alunos por ano, é necessário identificar se ao longo dos anos esse número está diminuindo ou aumentando. Esse ponto é de extrema importância e de caráter decisivo para uma instituição abrir ou não este curso na sua área de abrangência.
É importante ressaltar que ao abrir um novo curso que ainda não existe na sua região, impacta diretamente em todo o mercado. Pelo fato de que essa demanda não estava sendo atendida por outras IES, então os alunos iriam para outras opções de cursos.
3. Comparativo com o mercado nacional.
Entender a dinâmica do mercado sobre um determinado curso em específico é uma forma de avaliar a relação do percentual nacional com a capacidade da sua região de abrangência.
4. Valor médio das mensalidades em cada curso:
Antes de lançar um novo curso, o gestor precisa realizar um estudo de precificação do curso para ter uma visão sistêmica do mercado competitivo.
No blogpost anterior, falamos sobre os seis elementos necessários para a precificação de um curso, quer saber mais? Acesse através do link https://multiversa.edu.br/blog/18-edicao-a-precificacao-de-cursos-nas-ies
5. Áreas de referência nas IEs concorrentes.
Você, como gestor, pode se basear nas instituições concorrentes como referência para entender de que forma esse curso irá performar na sua IES.
Para conseguir fazer essa análise do mercado concorrente, é necessário utilizar instrumentos adequados que são disponibilizados no Curso Mercado Educacional e Competitividade da Faculdade Multiversa.
6. Demanda possível para o curso versus modelo curricular da IES
Ao avaliar a possibilidade de abrir um curso, você precisa identificar se dentro do valor da mensalidade e da sua região de abrangência, existe a demanda deste curso.
Vamos pensar assim: Se a sua IES abrir um curso X e ao ano captar apenas 15 alunos, mercadologicamente não é indicado abrir este curso. Caso o gestor ainda queira ofertar esse produto, ele precisa criar um novo modelo curricular interdisciplinar para propiciar uma integração vertical para a sustentabilidade financeira da Instituição.
Neste sentido, podemos dizer que o mercado pode estar mostrando alguns dados, mas a parte acadêmica pode proporcionar que você consiga identificar estratégias benéficas para lidar com essa limitação.
Claro que precisamos entender que existem cursos que não possuem demanda nenhuma, então não existe nenhum “elemento secreto” que vai manter esse curso ativo.
Portanto, os seis elementos de análise de portfólio são imprescindíveis na tomada de decisão para ofertar um novo serviço em uma instituição.
Sendo assim, você pode aprofundar mais os seus conhecimentos sobre análise mercadológica através do curso Mercado Educacional e Competitividade da Faculdade Multiversa.
Esse curso está sendo ofertado em formato gratuito para a primeira turma que iniciará no dia 22.10 com o objetivo de atualizar os profissionais sobre o cenário competitivo, além de trazer ferramentas inovadoras para análise de portfólio.
Quer saber mais ? Acesse o link https://multiversa.edu.br/cursos/mercado-educacional-e-competitividade e garanta já a sua vaga!

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.