#18 Edição: A precificação de cursos nas IES
Entender o mercado e as necessidades de cada negócio é fundamental para que o gestor consiga precificar corretamente os cursos das IES. Mas como saber e entender os critérios utilizados para a precificação de um curso?
Quando falamos de mensalidades, estamos citando um elemento extremamente importante que vai definir se a IES terá sucesso ou não, tendo um impacto direto na captação e retenção do público alvo.
Neste aspecto, podemos dizer que um gestor terá um grande desafio em realizar pesquisas de mercado. E, com certeza, essa tarefa pode não ser muito fácil!
Antes de realizar a precificação de qualquer curso, é preciso entender quais os componentes deste elemento, dentre os quais podemos destacar os seguintes:
-
Valor nominal das mensalidades dos concorrentes diretos;
-
Valor real das mensalidades (ticket médio) dos concorrentes diretos;
-
Capacidade de pagamento do cliente (renda familiar ou per capita)
-
Curva de captação de novos alunos;
-
Market Share e Sales Share do curso;
-
Imagem da qualidade do curso percebida pelo público-alvo.
Através desses 6 itens o gestor acadêmico pode alcançar uma visão sistêmica da análise mercadológica da Instituição, tendo maior segurança para cobrar mensalidades acessíveis para o seu público alvo.
Atualmente, no mercado educacional, há uma tendência do valor nominal estar mais distante do ticket médio da instituição, por conta do aumento significativo do percentual de desconto. Isso ocorreu devido ao alto índice de competitividade entre as IES, que levou ao fenômeno das famosas instituições de R $1,99.
Importante ressaltar que a modificação da precificação para pequenas e médias Instituições de Ensino Superior é um elemento decisório para os seus alunos, pelo motivo de que normalmente essas instituições captam um público que trabalha e estuda. Por isto, qualquer percentual de mudança nas mensalidades pode gerar a perda de um ou vários alunos.
Na condição de gestor universitário você precisa estar atualizado quanto às pesquisas de mercado, além de dominar as melhores ferramentas para análise de portfólio e precificação das mensalidades. Se você está no papel de gestão e ainda não desenvolveu todas essas habilidades, temos uma oportunidade imperdível para você!
A Faculdade Multiversa está ofertando um curso de Mercado Educacional e Competitividade com o objetivo de auxiliar que os gestores estejam atentos às novas tendências e inovações mercadológicas para promover um aumento significativo para a sua IES.
Além do curso estar sendo ofertado com um portfólio exclusivo de docentes referências da área, a primeira turma terá a oportunidade de fazer este curso de forma GRATUITA!
Quer saber mais? Acesse o link https://link.multiversa.com/modulo1 e garanta a sua vaga!

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.