#16 Edição: Educação Baseada em Dados
Dados são gerados a todo momento e cada vez em maiores quantidades por todos os setores da economia. A simples leitura deste texto já gera diversos dados novos que são trafegados entre o seu dispositivo e seu provedor de internet, o servidor de hospedagem deste blog, e tantos outros intervenientes no meio de caminho.
Mas qual a importância da gestão dos dados para as atividades educacionais?
Não é novidade para ninguém o quanto a tecnologia vem crescendo ao longo dos anos, principalmente durante a pandemia do Covid 19, deixamos definitivamente de ser uma simples sociedade de pessoas e nos tornamos cada vez mais uma sociedade de dados.
Um termo originado na ciência de dados e que vem ganhando força nos últimos tempos é o data driven. Esse conceito significa ter uma base de resultados sólidos para a tomada de decisões através da utilização de análise computacional (analytics) e tecnologias para evitar achismos e suposições sobre quais as melhores estratégias para serem adotadas em diferentes circunstâncias.
O mundo educacional não ficaria de fora de implementar esse conceito dentro das Instituições de Ensino Superior. Isto porque, o objetivo é o de qualificar os processos de orientação de dados para embasar a coleta e análise de informações que são fundamentais para o planejamento estratégico e da tomada de decisão. Em outras palavras, a IES pode alavancar sua visão sobre diversos e complexos processos por meio da coleta de dados que revelam a realidade dos setores, do desempenho e das relações com corpo docente e acadêmicos.
Na condição de gestor de uma IES, tarefas diárias como planejar, organizar, controlar e dirigir a instituição podem se tornar complexas em virtude da quantidade e variedade de informações coletadas.
Um estudo com mil empresas realizado pela Harvard Business Review demonstrou que 48,4% sentiram um progresso significativo na redução de gastos após a implementação do Data Driven (SITE EDUCACIONAL, 2021). Mas para que esse conceito seja adotado em uma instituição, é fundamental que os gestores compreendam a importância das decisões baseadas em análises e informações, em especial a partir das seguintes vantagens:
- Eficiência durante a tomada de decisão;
- Redução de gastos;
- Capacidade de planejamento de estratégias certeiras,
- Adaptabilidade às mudanças.
A implementação de uma nova ideia em qualquer instituição exige a superação dos desafios impostos pelas mudanças, e numa IES isto significa impactar as rotinas de alunos e professores, de departamentos e até mesmo de toda a cultura organizacional. A adoção da Educação Baseada em Dados significa romper com práticas tradicionais para abraçar a tecnologia da informação a favor do monitoramento em tempo real das diversas atividades que a envolvem.
No mercado educacional ao menos três etapas fundamentais podem ser consideradas para a adoção da cultura Data Driven:
- Coleta de informações: Essa primeira fase tem como objetivo definir os indicadores que baseiam as informações necessárias para padronizar um banco de dados institucional;
- Análise dos dados: A segunda etapa refere-se ao momento em que a instituição separa os dados que são relevantes dos irrelevantes para alinhamento de quais padrões chegaram a resultados significativos,
- Plano de ação: O objetivo da última etapa é ir para a prática, definindo um planejamento estratégico com os dados que foram coletados para alinhamento de metas, objetivos e mensurar os ajustes que precisam ser realizados para as ações futuras da instituição.
Essas etapas asseguram que os gestores acessem insights mais significativos e precisos sobre a instituição como um todo e também para contribuir com que os professores promovam um aprendizado individual e personalizado para cada aluno.
Enquanto a noção de Data Driven Education contempla todos os processos que coletam, tratam, armazenam e utilizam dados em uma IES, há um aspecto do processo de ensino que pode ter um benefício ainda maior: a atividade de aprendizagem. Isto significa tirar o foco das necessidades operacionais da IES e até mesmo do professor, para concentrar-se nas necessidades de aprendizagem dos alunos.
É assim que surgem os mais avançados debates sobre Data Driven Learning, e que buscam ferramentas e metodologias capazes de aprimorar o desempenho de aprendizado dos alunos por meio da utilização de dados que reflitam aspectos cognitivos e emocionais envolvidos nas trilhas educacionais. Ou seja, um modelo baseado em dados na educação não tem como foco principal o dado em si, mas as pessoas que estão envolvidas ao seu redor, professores, funcionários e alunos, de modo a que o papel de cada um seja desenvolvido com maior proveito e propósito.
Não custa ressaltar que sempre falamos da coleta de dados pessoais que envolvam instituição, alunos, dados e sistemas, precisamos citar as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, em vigor desde 2020.
Se na condição de gestor educacional você gostaria de entender mais sobre o papel da Educação Baseada em Dados com uma uma visão sistêmica de todas as principais áreas da gestão universitária e empregar conteúdos pragmáticos baseados no cotidiano, saiba que este é um dos temas que será tratado no MBA em Gestão Universitária da Faculade Multiversa que está com vagas abertas através do link https://multiversa.com/pos-graduacao/mba-em-gestao-universitaria

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.