Home Graduação Pós-Graduação Cursos Livres Institucional Blog Contato
23.09.2022 EducaçãoConsultoria

#16 Edição: Educação Baseada em Dados

Dados são gerados a todo momento e cada vez em maiores quantidades por todos os setores da economia. A simples leitura deste texto já gera diversos dados novos que são trafegados entre o seu dispositivo e seu provedor de internet, o servidor de hospedagem deste blog, e tantos outros intervenientes no meio de caminho.

Mas qual a importância da gestão dos dados para as atividades educacionais?

Não é novidade para ninguém o quanto a tecnologia vem crescendo ao longo dos anos, principalmente durante a pandemia do Covid 19, deixamos definitivamente de ser uma simples sociedade de pessoas e nos tornamos cada vez mais uma sociedade de dados.

Um termo originado na ciência de dados e que vem ganhando força nos últimos tempos é o data driven. Esse conceito significa ter uma base de resultados sólidos para a tomada de decisões através da utilização de análise computacional (analytics) e tecnologias para evitar achismos e suposições sobre quais as melhores estratégias para serem adotadas em diferentes circunstâncias.

O mundo educacional não ficaria de fora de implementar esse conceito dentro das Instituições de Ensino Superior. Isto porque, o objetivo é o de qualificar os processos de orientação de dados para embasar a coleta e análise de informações que são fundamentais para o planejamento estratégico e da tomada de decisão. Em outras palavras, a IES pode alavancar sua visão sobre diversos e complexos processos por meio da coleta de dados que revelam a realidade dos setores, do desempenho e das relações com corpo docente e acadêmicos.

Na condição de gestor de uma IES, tarefas diárias como planejar, organizar, controlar e dirigir a instituição podem se tornar complexas em virtude da quantidade e variedade de informações coletadas.

Um estudo com mil empresas realizado pela Harvard Business Review demonstrou que 48,4% sentiram um progresso significativo na redução de gastos após a implementação do Data Driven (SITE EDUCACIONAL, 2021). Mas para que esse conceito seja adotado em uma instituição, é fundamental que os gestores compreendam a importância das decisões baseadas em análises e informações, em especial a partir das seguintes vantagens:


  • Eficiência durante a tomada de decisão;
  • Redução de gastos;
  • Capacidade de planejamento de estratégias certeiras,
  • Adaptabilidade às mudanças.

A implementação de uma nova ideia em qualquer instituição exige a superação dos desafios impostos pelas mudanças, e numa IES isto significa impactar as rotinas de alunos e professores, de departamentos e até mesmo de toda a cultura organizacional. A adoção da Educação Baseada em Dados significa romper com práticas tradicionais para abraçar a tecnologia da informação a favor do monitoramento em tempo real das diversas atividades que a envolvem.

No mercado educacional ao menos três etapas fundamentais podem ser consideradas para a adoção da cultura Data Driven:


  1. Coleta de informações: Essa primeira fase tem como objetivo definir os indicadores que baseiam as informações necessárias para padronizar um banco de dados institucional;
  2. Análise dos dados: A segunda etapa refere-se ao momento em que a instituição separa os dados que são relevantes dos irrelevantes para alinhamento de quais padrões chegaram a resultados significativos,
  3. Plano de ação: O objetivo da última etapa é ir para a prática, definindo um planejamento estratégico com os dados que foram coletados para alinhamento de metas, objetivos e mensurar os ajustes que precisam ser realizados para as ações futuras da instituição.

Essas etapas asseguram que os gestores acessem insights mais significativos e precisos sobre a instituição como um todo e também para contribuir com que os professores promovam um aprendizado individual e personalizado para cada aluno.

Enquanto a noção de Data Driven Education contempla todos os processos que coletam, tratam, armazenam e utilizam dados em uma IES, há um aspecto do processo de ensino que pode ter um benefício ainda maior: a atividade de aprendizagem. Isto significa tirar o foco das necessidades operacionais da IES e até mesmo do professor, para concentrar-se nas necessidades de aprendizagem dos alunos.

É assim que surgem os mais avançados debates sobre Data Driven Learning, e que buscam ferramentas e metodologias capazes de aprimorar o desempenho de aprendizado dos alunos por meio da utilização de dados que reflitam aspectos cognitivos e emocionais envolvidos nas trilhas educacionais. Ou seja, um modelo baseado em dados na educação não tem como foco principal o dado em si, mas as pessoas que estão envolvidas ao seu redor, professores, funcionários e alunos, de modo a que o papel de cada um seja desenvolvido com maior proveito e propósito.

Não custa ressaltar que sempre falamos da coleta de dados pessoais que envolvam instituição, alunos, dados e sistemas, precisamos citar as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, em vigor desde 2020.

Se na condição de gestor educacional você gostaria de entender mais sobre o papel da Educação Baseada em Dados com uma uma visão sistêmica de todas as principais áreas da gestão universitária e empregar conteúdos pragmáticos baseados no cotidiano, saiba que este é um dos temas que será tratado no MBA em Gestão Universitária da Faculade Multiversa que está com vagas abertas através do link https://multiversa.com/pos-graduacao/mba-em-gestao-universitaria

Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

COMPARTILHE
Facebook
LinkedIn
Telegram
Twitter
WhatsApp

Mais Artigos

16.09.2022

#15 Edição: Com análise de mercado não se brinca: qual a demanda potencial para sua IES?

O mercado educacional vem passando por grandes mudanças significativas ao longo dos anos com o...
Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

EducaçãoConsultoria

09.09.2022

#14 Edição: Do conteúdo para as competências: o novo paradigma da Educação

As atividades de ensino nos mais diversos níveis da educação foram sistematizadas a partir das...
Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

EducaçãoConsultoria

01.09.2022

#13 Edição: O posicionamento estratégico da IES é a chave para o seu sucesso

O posicionamento estratégico refere-se a maneira como a instituição é percebida pelo mercado...
Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

EducaçãoConsultoria
Home
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Livres
Institucional
Blog
Contato
Alunos





Campus Multiversa - Foz do Iguaçu

faculdademultiversa

(45) 3198-1100

contato@multiversa.edu.br

  Av. Felipe Wandscheer, 2435 - Foz do Iguaçu/PR

Campus Uespar - Palotina

multiversa_uespar

(44) 3649-9024

contato@multiversa.edu.br

  Av. Presidente Kennedy 2300 - Palotina/PR


Home

Graduação

Pós-Graduação

Cursos Livres

Institucional

Blog

Contato

Documentos

Veja nossa política de privacidade

Cadastre-se na nossa newsletter


crafted by 31 solutions © 2022 - Multiversa. Todos direitos reservados.