#15 Edição: Com análise de mercado não se brinca: qual a demanda potencial para sua IES?
O mercado educacional vem passando por grandes mudanças significativas ao longo dos anos com o surgimento de novas modalidades de ensino e com o aumento do número de instituições em todos os estados do Brasil.
Acompanhar estas mudanças não é tarefa fácil, pois além dos fatores imprevisíveis e incontroláveis, como os decorrentes da Pandemia do Covid-19, a compreensão da trajetória da IES exige conhecimento de dados e da sua análise a partir de técnicas apropriadas.
Por outro lado, se você é gestor e sabe como realizar a análise de mercado com o que há de mais atual sobre o tema, você se torna valioso para sua IES, além de frequentemente ser disputado pelas demais instituições que estão no mercado educacional. O saber fazer é hoje uma das competências mais importantes para qualquer profissional. O saber fazer bem feito, é o diferencial que pode alavancar a sua carreira.
A busca por diferenciação também é algo buscado pelas IES, pois existem aproximadamente 2.457 instituições de ensino existentes no Brasil (Censo INEP, 2020). Este número elevado impacta o nível de competitividade educacional e faz com que as IES desenvolvam estratégias específicas para a captação e retenção de alunos para se destacar no mercado.
É neste contexto que a análise de mercado entra em cena como instrumento para auxiliar o gestor universitário nesta tarefa. A questão posta é identificar qual o melhor planejamento para a instituição recuperar, manter e, principalmente, conquistar e ocupar novos espaços no mercado. Para isto é fundamental coletar informações necessárias sobre o mercado em que a empresa está inserida, através de uma análise dos componentes mercadológicos, sendo eles:
Região de Abrangência da IES: Refere-se à quantidade de regiões que a instituição consegue captar e o tamanho do mercado potencial.
O Posicionamento Estratégico: Esse elemento auxilia com que a IES consiga identificar o perfil do público atingido, a visibilidade e credibilidade da marca e quais os critérios que são utilizados para a escolha da instituição.
Os segmentos de atuação da IES: Componente que identifica os segmentos em que a instituição está atuando e se está atrelado ao perfil de público que está sendo atingido.
O desempenho competitivo da IES: Capaz de identificar a performance institucional em relação às empresas concorrentes.
NPS - Net Promoter Score: Elemento capaz de contribuir para que a instituição avalie o grau de satisfação dos seus clientes.
Market Share: Refere-se à quantidade absoluta e relativa de mercado mantida por uma organização.
Sales Share: Denomina a quantidade absoluta e relativa de novos clientes (ingressantes) captados por um dado período de tempo na organização.
Para obter cada um destes dados, organizá-los e elaborar análises que levem a conclusões e tomadas de decisões estratégicas, o gestor deve utilizar técnicas específicas, tendo inclusive bancos de dados e sistemas informatizados que podem ser de grande auxílio.
Se você já é um gestor experiente e gostaria de uma atualização sobre estas técnicas e sistemas, entrando em contato com o que há de mais avançado disponível no mercado; ou se você é um gestor iniciante ou candidato a iniciar esta carreira, a Faculdade Multiversa oferece um curso modular de MBA em Gestão Universitária, que abrange este e diversos outros temas relevantes para o gestor atual.
E o mais legal é que você pode começar se inscrevendo apenas nos módulos que tem mais interesse, e decidir depois se terá interesse em cursos todos os créditos necessários para sair com uma pós-graduação nova no currículo!
O primeiro módulo já está para começar é exatamente sobre Mercado e Competitividade no setor educacional, e você encontra todas as informações e pode fazer sua inscrição clicando aqui.

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.