#13 Edição: O posicionamento estratégico da IES é a chave para o seu sucesso
O posicionamento estratégico refere-se a maneira como a instituição é percebida pelo mercado educacional, possibilitando a oportunidade dos gestores entenderem o público que está sendo atingido e os fatores de escolha dos seus clientes.
É importante ressaltar que o posicionamento estratégico de uma instituição é moldado para atingir um determinado público alvo, podendo ser modificado ao longo dos anos para atrair novos perfis de clientes.
Atualmente, o ensino superior brasileiro particular possui uma concentração acentuada nas instituições de conveniência, enquanto as instituições “premium”, como era de se esperar, possuem menor concentração de alunos.
Mas o que são as instituições de conveniência e as instituições “premium”?
As instituições de conveniência geralmente são IES de médio e grande porte, que já possuem um histórico regional ou nacional, podendo ser universidades ou centros universitários.
Existem dois pontos de grande relevância que atrai a maioria dos clientes, como:
Localização
Excelente localização e acesso;
Baixo custo para locomoção;
Em alguns casos é multicampi.
Melhor preço
Preço mais baixo da região,
Localização e acesso adequados.
Já as instituições “premium” geralmente estão mais longe da localidade do cliente e possuem como característica praticar um preço maior que as demais por conseguirem associar um maior valor agregado percebido pelo cliente, sendo divididas em:
Segmento de Nicho
Instituições que atuam apenas em uma área de conhecimento, como: ESPM, IBMEC, FGV.
Segmento Premium com Escala
Instituições que atuam em diversas áreas, por exemplo: PUCs e Mackenzie.
Para as instituições premium a qualidade vem em primeiro lugar, enquanto para as instituições de conveniência, como o próprio nome já diz, a conveniência vem em primeiro lugar.

Então para conseguir criar um posicionamento estratégico para a sua IES, é preciso definir qual o tipo de estudante que você pretende atingir sendo classificados por:
Estudantes que apenas estudam - Faixa etária entre 17 a 19 anos
Estudantes que estudam e trabalham - Faixa etária entre 18 a 21 anos
Estudantes que trabalham e estudam - Faixa etária entre 22 a 25 anos
É necessário considerar também outros aspectos, como: classe socioeconômica, ensino médio de origem, tipo predominante de IES que escolhe; nível de aprendizagem e taxa de crescimento para os próximos anos.
Todos esses aspectos são de grande importância pois impactam na realização do diagnóstico institucional. E mais, são indispensáveis para que a IES compreenda seu público-alvo e defina qual sua meta ou objetivo de chegada, podendo assim demonstrar os seus diferenciais de forma estratégica para o mercado educacional.
Para você refletir: diante das variáveis, qual é o posicionamento estratégico que a sua instituição utiliza para a captação de alunos?
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Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.