Home Graduação Pós-Graduação Cursos Livres Institucional Blog Contato
17.08.2022 EducaçãoPós-graduaçãoConsultoriaGraduação

#11 Edição: O que define a escolha pela Instituição de Ensino

Na sua percepção, as pessoas escolhem a IES pela sua qualidade de ensino ou pela sua conveniência?

Escolher a instituição de ensino é um passo importante para as pessoas que querem iniciar um curso superior. Porém, das 2.457 IES existentes no Brasil (Censo INEP, 2020), pode ser difícil escolher qual é a melhor opção.

Para realizar uma escolha com mais acerto, o ideal é adotar critérios para a tomada de decisão:

  1. Fatores de conveniência são caracterizados pelas facilidades em geral do cotidiano, como: localização, preço e meios de transporte. Esses elementos são fatores importantes para a escolha da instituição.

  2. Fatores qualitativos são caracterizados pelos elementos de valor agregado e os diferenciais que a instituição possui, como: visibilidade, familiaridade e também credibilidade.

Na perspectiva do gestor universitário, compreender os critérios que levam um aluno a optar pela sua IES é fundamental para definir as estratégias de marketing e de operações. Por isto, a questão que exige atenção é compreender quais, dentre tantos critérios, são ou serão os utilizados para a tomada desta decisão?

primeiro aspecto a se considerar é que as decisões não são tomadas com base em apenas um elemento, mas sim de acordo com um conjunto deles. Para 70% dos alunos, a decisão é tomada com base na qualidade do ensino somente depois que os fatores de conveniência terem sido atendidos de acordo com a própria necessidade.

segundo aspecto é estar atento às percepções do seu público alvo sobre os critérios da escolha institucional. É a partir desse entendimento que as IES conseguem identificar a origem da percepção do público referente aos critérios qualitativos para avaliar a qualidade da marca.

Mas afinal de contas, COMO é formada a imagem de qualidade de uma IES?

As percepções do seu público alvo sobre a instituição de ensino vem a partir do acesso às informações disponíveis de algumas fontes, como:

  • Opinião de amigos, parentes e conhecidos;

  • Opinião de quem estuda ou estudou na instituição;

  • Depoimentos de formadores de opinião e influenciadores;

  • Informações disponíveis no site da IES, internet e nas redes sociais.

Atualmente 70% das informações estão concentradas no modo online, enquanto os 30% estão no método offline, ou melhor dizendo, no famoso “boca a boca”.

Então para que uma instituição de ensino superior consiga conquistar um novo aluno, os critérios de escolha devem estar atrelados a elementos que transfiram a percepção de qualidade da marca, sendo:

  1. Transferência de credibilidade direta;

  2. Desempenho acadêmico;

  3. Empregabilidade/Trabalhabilidade;

  4. Familiaridade/Afetividade;

  5. Diferenciação,

  6. Compartilhamento de propósito.

Todos esses elementos são de extrema importância para que a IES consiga compreender seu público, e as possíveis formas para competir de maneira estratégica com um conjunto de diferenciais de alto valor agregado da percepção do seu público-alvo.

O cenário competitivo no mercado educacional está aumentando ao longo dos anos, o que gera a necessidade para que as instituições de ensino desenvolvam estratégias específicas para a captação e retenção de alunos.

Pensando nisso, a Faculdade Multiversa te oferece a oportunidade de conhecer uma metodologia de ensino aplicada, com o intuito de alavancar o seu networking com os seus colegas de profissão, juntamente com professores qualificados e experientes através do MBA em Gestão Universitária.

Um dos diferenciais da Faculdade Multiversa é que em todos os seus cursos que contam com metodologia ativa, você possui a individualização no processo de aprendizagem, percorrendo a sua própria trilha de aprendizagem, optando por escolher qualquer um dos 10 módulos que integram o MBA em Gestão Universitária.

O primeiro módulo com inscrições abertas é sobre o Mercado Educacional e Competitividade das IES, como um curso de aperfeiçoamento com certificação, e que também conta como realização do primeiro módulo para o MBA! Esse curso visa atualizar os profissionais da IES sobre as melhores práticas e ferramentas para as novas oportunidades do mercado em um cenário competitivo.

Saiba mais e garanta sua vaga acessando: https://link.multiversa.com/modulo1



Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

COMPARTILHE
Facebook
LinkedIn
Telegram
Twitter
WhatsApp

Mais Artigos

11.08.2022

#10 Edição: Estratégias do EaD para Pequenas e Médias IES

O mercado tecnológico aumentou drasticamente no Brasil, intensificando a necessidade das...
Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

EducaçãoConsultoria

04.08.2022

#9 Edição: Novas Oportunidades para o EaD

O EaD, comumente chamado de Ensino a Distância, ou Educação a Distância, é uma modalidade de...
Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

EducaçãoTecnologia

27.07.2022

#8 Edição: A importância da perenidade nas IES

De que adianta uma estratégia de captação de alunos, se não existir a gestão de...
Ryon Braga

Ryon Braga

Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.

EducaçãoConsultoria
Home
Graduação
Pós-Graduação
Cursos Livres
Institucional
Blog
Contato
Alunos





Campus Multiversa - Foz do Iguaçu

faculdademultiversa

(45) 3198-1100

contato@multiversa.edu.br

  Av. Felipe Wandscheer, 2435 - Foz do Iguaçu/PR

Campus Uespar - Palotina

multiversa_uespar

(44) 3649-9024

contato@multiversa.edu.br

  Av. Presidente Kennedy 2300 - Palotina/PR


Home

Graduação

Pós-Graduação

Cursos Livres

Institucional

Blog

Contato

Documentos

Veja nossa política de privacidade

Cadastre-se na nossa newsletter


crafted by 31 solutions © 2022 - Multiversa. Todos direitos reservados.