#10 Edição: Estratégias do EaD para Pequenas e Médias IES
O mercado tecnológico aumentou drasticamente no Brasil, intensificando a necessidade das instituições de ensino se aprimorarem na modalidade do EaD. O número de matriculados nesta modalidade aumentou em 26,2% enquanto no presencial obteve a queda de 13,9% no ano de 2022 (SEMESP, 2022).
Com o crescimento do ensino à distância no Brasil, foram surgindo novas oportunidades para serem implementadas nas instituições de ensino superior, como: EaD base, EaD Nicho, nova oportunidade de EaD, entre outras, que você pode conferir no vídeo abaixo da Série Inovações Educacionais: https://conteudo.multiversa.com/inovacoeseducacionais

Para a implementação do EaD em uma organização é preciso avaliar alguns pontos, como: público-alvo, margem de abrangência, visibilidade do mercado, concorrência, entre outros.
Tendo em vista tais aspectos, vale o questionamento:
As modalidades de EaD proporcionam crescimento para as IES, mas será que as pequenas e médias instituições de ensino superior conseguem crescer da mesma forma que as grandes instituições?
A resposta é simples: elas não conseguem. Uma instituição de pequeno e médio porte possui a faixa de 3 mil alunos, enquanto nas grandes instituições esses números passam de dezenas e centenas de milhares de alunos.
Por exemplo, uma faculdade que oferta o ensino à distância, contendo uma quantidade relevante de alunos dentro da sua região de abrangência, quando abre polos fora da sua margem, não consegue a captação de alunos e competir com as grandes empresas, pois elas costumam ofertar cursos de EaD da base da pirâmide, o que acaba não sendo factível para instituições que não possuem larga escala.
E agora, José?! Quer dizer que essas instituições não vão poder competir no EaD?
Claro que sim! Todas as IES podem e devem fazer parte da modalidade do Ensino à Distância e se tornarem muito competitivas neste processo, desde que o faço atentando para um ponto importante: não focar na base da pirâmide.
Existem alternativas viáveis para pequenas e médias IES, tais como estas duas:
Ofertar produtos através de vários formatos distintos de ensino à distância: essa alternativa é uma forma da instituição encontrar um público diferenciado para esse segmento focando em produtos para crescer fora da margem de abrangência.
Criação de vínculo com outras organizações: essa estratégia é uma maneira das instituições criarem e também fortalecerem vínculos com outros setores produtivos, como o terceiro setor e organizações governamentais.
Essas parcerias proporcionam para as pequenas e médias IES grandes oportunidades de ofertas através da customização de produtos.
Existem outros espaços que podem ser ocupados pelas pequenas e médias instituições de ensino dentro do mercado educacional e de competitividade, sem precisar se preocupar com o ticket médio das grandes empresas.
O cenário competitivo no mercado educacional pode ser classificado como uma grande guerra que batalha pelo preço baixo, ou como muitos os apelidaram: os Cursos de "R $1,99".
Mas como as instituições conseguem avaliar outras perspectivas para o próprio negócio?
Essa é uma reflexão estratégica que, se por um lado exige aprofundamento para sua compreensão, de outro lado abre oportunidades de negócios para as organizações e para alavancar as carreiras dos gestores. É por isto que convido você a seguir nesta jornada para ampliarmos a compreensão deste e de vários outros temas no MBA em Gestão Universitária da Faculdade Multiversa.
Um dos grandes diferenciais da metodologia aplicada pela Faculdade Multiversa em todos os seus cursos está na individualização do processo de aprendizagem. Você persegue e percorre sua própria trilha significativa de aprendizagem, e é por isto que você tem a opção de escolher qualquer um dos 10 módulos que integram o MBA em Gestão Universitária, e se inscrever apenas naquele(s) que faz(em) sentido para o seu atual momento profissional. Você paga apenas o módulo escolhido e o certificado serve como crédito caso escolha prosseguir nos demais módulos e obter o título de especialista!
Aproveite esta oportunidade para conhecer esta nova metodologia de ensino, para ampliar seu networking com colegas inseridos no mercado e principalmente com um time de professores altamente qualificado e experiente.
O primeiro módulo avulso com inscrições abertas é sobre o Mercado Educacional e Competitividade das IES que visa atualizar aos profissionais da IES sobre as tendências de mercado, cenário competitivo, identificação de ameaças e oportunidades, bem como um aprendizado sobre as melhores técnicas e ferramentas para análise de portfólio, dimensionamento do mercado e precificação das mensalidades.
Saiba mais e inscreva-se neste link: https://link.multiversa.com/modulo1

Ryon Braga
Sócio-Fundador da Neoperspectiva Consultores Associados.